O que é automação de Marketing?

19 de fevereiro de 2019

Miguel Santamaria

Marketing Digital

0

Por associação com outros setores, diz-se muito por aí que a automação de marketing trata de substituição de profissionais por robôs. Não é bem assim. Estamos falando aqui do uso de softwares e outras tecnologias para ganhar escala e ampliar resultados, pois estas ferramentas nos permitem identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com nossos clientes. Isso melhora o relacionamento e, claro, as vendas.

Na verdade, você não vai substituir seus vendedores, mas pode vender mais sem precisar ampliar a equipe. Para isso, a automação do marketing vai agir em três frentes:

Rastreamento dos pontos de contato entre a empresa e seus clientes

Reunindo todas as interações (e-mails, ligações, posts em redes sociais etc.) em um único perfil de cliente, tornando mais fácil segmentar a base, customizar o conteúdo para aquele cliente e qualificar os melhores leads para o processo de vendas;

Automatizar a execução

As tarefas individuais e repetitivas, como enviar e-mail marketing ou criar anúncios no Adwords ou no Facebook Ads, podem ser automatizadas, muitas vezes reduzindo a dependência de programadores e designers;

Gerar relatório das melhores ações

As ferramentas de automação de marketing fornecem os resultados em vendas de cada ação multicanal (site, blog, mídias sociais, e- mail, site, anúncios etc.).

Outro mito é imaginar que estas ferramentas são indicadas somente para grandes empresas, que lidam com milhares de contatos e clientes. Para empresas menores, é sempre bom lembrar que não se trata apenas de gerenciar grandes volumes, mas de aumentar a geração de leads, melhorar a geração de oportunidades de venda, reduzir o ciclo de vendas e, também, o custo de aquisição de clientes (CAC). Na prática, estamos falando de benefícios como:

Nutrição de Leads que não estão prontos

O cliente não está no momento ideal de compra, mas pode vir a comprar em breve. A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.

Mais eficiência no funil

Analisando o comportamento do usuário a Automação de Marketing permite identificar o estágio (lead scoring) de compra e os interesses de cada potencial cliente, enviando o conteúdo adequado para levá-lo ao próximo estágio.

Comunicação personalizada para cada persona

Com as campanhas de automação, é possível segmentar os Leads por muitos critérios, como cargo, empresa, segmento, momento de compra etc.;

Menos trabalho recorrente para o marketing

Com a automação, uma parte grande da preparação do Lead que o marketing deveria fazer para vendas é automatizada;

Ciclo de vendas menor

Com o trabalho de preparação feito pelo sistema, os vendedores podem receber Leads já nas últimas etapas do processo de compra.

Quer saber mais sobre como a Automação de Marketing pode ajudar seu negócio? Vem conversar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *