Dicas para montar seu planejamento de marketing

11 de fevereiro de 2019

Seven7th

Marketing Digital, Negócios

0

Dicas para montar seu planejamento de marketing

Já conversamos aqui sobre o que é um Plano de Marketing e apresentamos algumas de suas fases. Neste post, vamos um pouco mais à fundo, detalhando melhor, e de forma prática, a montagem do plano de marketing digital.

Pesquisa

A primeira etapa do processo é a pesquisa. É ela que vai apontar detalhes importantes, como os métodos utilizados por seus concorrentes e seu público alvo, e também o ajudar a definir suas metas. A pesquisa deve apontar que objetivos devem ser alcançados com as ações de marketing.

É a partir destes objetivos que será possível, mais à frente, avaliar se uma ação deu certo. Por isso defini-los é fundamental. Para saber se estes objetivos são viáveis, trabalhe sempre com o seguinte: eles devem ser Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Possuir prazos definidos. É comum, entre os profissionais de marketing, resumir estes critérios com a sigla em inglês SMART.

Outro ponto que sua pesquisa deve clarificar é o cenário do mercado no qual você vai atuar. Conhecer este cenário vai ajudar a compreender os hábitos de seus clientes e, também, as ações de seus concorrentes. A ideia aqui é facilitar a identificação de ações que podem dar certo, ou errado, antes que sejam colocadas em prática.

 

Planos de ação

Com os resultados da pesquisa em mãos, é hora de preparar o seu plano de ação. Isso significa estabelecer exatamente que ações serão executadas para chegar aos objetivos definidos pela pesquisa, levando em conta os perfis de público e de mercado também definidos pela pesquisa. Esta definição depende de respostas a perguntas como:

 

Quais canais serão utilizados?

Quando se fala em marketing digital, temos à disposição diferentes canais que podem ser utilizados de acordo com nossos objetivos. Redes sociais como o Twitter e o Facebook, por exemplo, são mais descontraídas e informais. Já o LinkedIn é mais profissional. Além disso, é possível criar blogs, utilizar o Instagram, fazer e-mail marketing ou ainda utilizar plataformas de vídeos. São muitas opções e é preciso definir a que melhor se encaixa aos seus objetivos.

 

Quais são minhas personas?

A persona é a representação fictícia de seu cliente ideal, criada de acordo com os dados que você levantou sobre demandas, características demográficas, objetivos e motivações do consumidor. Apesar de fictícia, é importante que a persona seja específica, com nome, idade e profissão, por exemplo. É a partir da persona – ou das personas – que será possível definir a linguagem adequada para seu público

 

Minha equipe é capacitada?

O mercado oferece hoje um sem número de ferramentas de marketing online, mas todas elas exigem treinamento e técnica de quem vai utiliza-las, por isso é essencial contar com profissionais capacitados para isso. Lembre que seu plano deverá ser implementado com profissionalismo e, mais que isso, seus resultados deverão ser monitorados e analisados de forma adequada.

 

Qual vai ser o formato do meu conteúdo?

Uma vez definidas as personas, e linguagem e as ferramentas, é importante fechar o formato de seu conteúdo. É ele que vai, de fato, atrair seu público. Isso significa que o conteúdo a ser utilizado deve ter qualidade e, principalmente, ser relevante para as pessoas. Como as pessoas e os canais são diferentes uns dos outros, lembre-se de trabalhar formatos diferentes para cada um deles.

 

Como monitorar os resultados dessas ações?

Uma vez implementadas, é preciso monitorar o resultado de suas ações de marketing. O monitoramento serve para comprovar a efetividade destas ações e, para isso, lembre-se de definir quais métricas serão mensuradas e como isso será feito.

 

Qual o cronograma de execução?

O cronograma vai definir com que frequência o seu conteúdo será publicado nas redes sociais definidas anteriormente. A periodicidade é importante, pois cria regularidade, assim como a conexão entre as postagens. O cronograma deve apontar, além da periodicidade, também os melhores momentos para as postagens: uma publicação feita no meio da madrugada, por exemplo, dificilmente terá um bom desempenho.

 

Execução

Definido o plano de ação, é hora de coloca-lo em prática. Lembre-se de manter o foco nos objetivos definidos, de seguir o cronograma e de utilizar conteúdo relevante e de qualidade. Lembre-se de não deixar a criatividade de lado, buscando sempre criar engajamento e identificação. É isso que fará sua marca se destacar dos concorrentes.

 

Análise de resultados

A fase final do plano é a análise dos resultados. É o que vai indicar se a estratégia foi bem sucedida ou se serão necessários ajustes. Mais uma vez, o mercado conta hoje com uma série de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, que permitem acompanhar de perto critérios como:

 

  • Número de visitas em suas páginas;
  • Taxa de rejeição das páginas;
  • Posição nos mecanismos de buscas sua página está no momento;
  • Taxas de conversão e taxas de clique em links.

 

Com estas informações em mãos, será possível acompanhar não apenas o acerto de sua estratégia, mas também calcular o retorno sobre os investimentos (ROI) e o custo de aquisição de clientes (CAC). O plano é só o começo e estamos prontos para ajudá-lo.

Post by Seven7th

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *