Endereço


Av. Queiroz Filho, 1700, Torre A 102 - Vila Hamburguesa - SP

Telefone


+55 (11) 2157-8888
0%

Inbound Marketing

HomeSoluçõesInbound Marketing
Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair audiência qualificada para o site da empresa.

Ao contrário do marketing tradicional o Inbound baseia-se na construção de um relacionamento com o consumidor, ao invés de propagandas e interrupções durante a navegação do usuário.

A cada dia mais empresas de diferentes portes e setores estão aderindo ao método para gerar audiência própria, conquistar mais clientes, conseguir mais vendas e reforçar sua marca perante ao seu consumidor. Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração.

A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound, é que: no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair potenciais clientes ou público interessado para seu domínio e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.

Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral, altamente relevante para seu público-alvo. Esse conteúdo é uma forma de educar o consumidor e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência de seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Começar a praticar o conceito do Inbound Marketing não é uma tarefa das mais fáceis. Boa parte dos livros e cases acabam sendo de empresas grandes trazendo práticas insustentáveis para as pequenas e médias.

Foi sob essa ótica que desenvolvemos nossa metodologia de implementação de Inbound Marketing, testada, aplicada e refinada com vários clientes.

Inbound Marketing é altamente adaptável, seguimos a mesma metodologia com projetos adequados de empresa para empresa, sempre buscando uma estratégia a prova de falhas.

Como implantar um projeto de Inbound Marketing?

Antes de iniciar o projeto, certifique-se de que os responsáveis da empresa entendam os motivos e objetivos do projeto. Afinal de contas, tempo é dinheiro e as atividades vão exigir dedicação de sua equipe.

Alocar ao menos 10h mensais para realizar as atividades Garanta que sua equipe terá tempo disponível para poder gerir o projeto.

Se for envolver mais de uma pessoa nas atividades, procure planejar por quanto tempo cada um trabalhará na produção e aprovação do conteúdo.

Infelizmente, os resultados não são mágicos. Não basta se cadastrar em uma plataforma para que os milagres aconteçam. Um projeto, mesmo que pequeno, exige preparação, volume de entrega e tempo de maturação.

As Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas. Toda estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases:

Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

São etapas que se complementam de forma inteligente. Vamos explicar em detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Filtro Inbound Marketing - Seven7th
ATRAIR
No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia. Por esse motivo a primeira etapa é “atrair” e, sem dúvidas não poderia ser diferente.

A sacada dessa etapa é simples: ao invés de gastar energia na procura de usuários que poderiam se interessar com seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo que legítima atenção e assim atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto. O resultado disso é um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto.

CONVERTER
A etapa de conversão complementa totalmente a anterior: o visitante precisa virar lead para poder avançar no processo de compra. Nesse contexto, quando falamos de conversão, estamos nos referindo à ação do usuário de passar suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de material rico que aprofunde o assunto de interesse, por exemplo.

Um site com muitas visitas e poucas conversões não é vantajoso, obviamente. Usando técnicas de Inbound, é possível gerar outras conversões relevantes – oferecendo guias, e-Books, infográfico, entre outros -, e estas iniciam um relacionamento com este lead que geram conversões em venda.

Filtro Inbound Marketing - Seven7th
Filtro Inbound Marketing - Seven7th
RELACIONAR
É sabido que nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem mais direta para conversão em vendas.

Segundo Chet Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está na etapa de Decisão de Compra. Ao trazer essa abordagem para o dia-a-dia, quando o objetivo é gerar uma base de leads, podemos considerar que o cenário não é muito diferente: a partir da produção de conteúdo focada em diversos problemas e estágios de compra, atraímos também leads em diversos estágios.

É aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: através de algumas estratégias que apresentaremos a seguir, identificamos os estágios em que se encontram os leads e fazemos eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra.

VENDER
Todo o trabalho de geração e nutrição de leads visa a produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

De maneira geral, quanto mais complexo o produto, mais o processo de vendas tem de ser consultivo, concluindo o papel da nutrição de leads de concretizar a venda. Essa mudança de paradigmas, em que o lead agora percorre parte da jornada de compra antes de entrar em contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão transformando o mundo das
vendas. Daí o uso sistemático de Inbound Marketing, o usuário vira lead, o lead é nutrido automaticamente e, ao chegar no momento da compra, já está bem alimentado de informações essenciais para venda.

Filtro Inbound Marketing - Seven7th
ANALISAR
Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos. As possibilidades de análise que o marketing digital permite são responsáveis por alimentar todos os processos do Inbound Marketing.

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, postagens e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Toda essa capacidade analítica do marketing é amplamente suportada por algumas ferramentas disponíveis no mercado.

REPLIQUE AS MELHORES PRÁTICAS!
Depois de realizar a análise mensal, você detectou várias oportunidades, pontos em que o desempenho precisa ser melhorado.

Identifique, então, aqueles que aparentam ter maior potencial de ganho, pesquise formas de melhorar como cada tema pode ser útil e faça uma lista das ações que deve tomar no próximo mês.

Monte um calendário com todas as ações planejadas para o mês seguinte e faça o acompanhamento.

Todo mês avalie cada experimento para verificar o que foi efetivo na resolução do problema e, então, siga novamente com essa análise completa, fazendo o processo de maneira contínua.

Inbound Marketing - Ebook
image
https://seven7th.com/wp-content/themes/hazel/
https://seven7th.com/
#26ade4
style1
paged
Carregando
/var/www/seven7th.com/htdocs/
#
on
none
loading
#
Sort Gallery
on
yes
yes
on
on
on